segunda-feira, 14 de junho de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
Campanha de Hepatites
Veja como a participação da LASP foi importante e também bastante divertida durante a última companha de hepatites. Realizada no dia 22 de maio, na praça Batista Campos, com organização da Secretaria Municipal de Saúde de Belém, tendo como colaboradores: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Hepatologia da Amazônia (NEPHA), Associação Paraense dos Amigos do Fígado (APAF), Pastoral da Aids, Ong Noolhar e Laboratório Roche. E, como não podiam faltar, os nossos mascotes Fígaro e Prevenildo I e II.
PROGRAMAÇÃO 2o. SEMESTRE
Manifestações reumáticas das hepatites B e C e sua associação com a carga viral e a fibrose hepática
Manifestações reumáticas das hepatites B e C e sua associação com a carga viral e a fibrose hepática
Aydeniz A, Namiduru M, Karaoglan I, Altindag OU, Yagiz E, Gursoy S.
Department of Physical Medicine and Rehabilitation, Gaziantep University School of Medicine, Gaziantep, Turquía. aydeniz@gantep.edu.tr
As infecções pelos vírus das hepatites B e C tornaram-se alvo de grande interesse em termos de saúde mundial. Suas manifestações extra-hepáticas, dentre as quais as reumatológicas, geraram interesse crescente, não só, mas também porque promovem uma alteração negativa importante na qualidade de vida. A fisiopatogenia subjacente é desconhecida, porém parece que há mecanismos imunológicos envolvidos (depósitos de imunocomplexos ou estímulo imunológico direto). Destacam-se as artrites, as mialgias, a síndrome seca e as vasculites.
O objetivo deste estudo foi pesquisar as manifestações reumatológicas das hepatites B e C e sua relação com a carga viral e o grau de fibrose hepática. O estudo incluiu 72 pacientes, dos quais 50% apresentavam sorologia positiva para o vírus B e 50% para o vírus C. Todos os pacientes se submeteram a uma biópsia hepática. Os grupos HBV e HCV apresentaram 53%- 50% de artralgias, 58%-61% de mialgias e 64%-81% de fadiga, respectivamente. Nenhuma manifestação diferiu significativamente entre os grupos. Os pacientes com sorologia positiva para o vírus C (p = 0,023) apresentaram dor substancialmente mais intensa. Em ambos os grupos, as dores articulares foram associadas à carga viral (p = 0,000 e p = 0,001), a carga viral foi correlacionada à fadiga e a inflamação foi correlacionada às artralgias. Pode-se concluir que as manifestações reumatológicas são frequentes nos 2 tipos de hepatite e estão relacionadas tanto à carga viral quanto à fibrose hepática.
Rheumatol Int. 2010 Feb;30(4):515-7.